1924: Com o característico espírito empreendedor dos italianos colonizadores da região, ABEL BALBINOT, aos 18 anos de idade, constitui firma individual com o propósito de forjar metais em sua “ferraria”. Eram assim chamados os estabelecimentos da época que manipulavam o aço de forma artesanal para produzir enxadas, foices, machados, ferraduras, arados e carroças de tração animal.
1930:Às vésperas do nascimento do quarto filho, Abel Balbinot se ausenta da família e do ofício de ferreiro para combater na Revolução de 1930, combatendo no estado de São Paulo. Nesse combate, onde o Rio Grande do Sul foi vitorioso, culminou no gaúcho Getúlio Vargas assumindo a presidência da República (Golpe de 1930). Considerado morto em combate devido à falta de notícias ou por informações desencontradas, durante meses deixou a família em situação delicada. A esposa, Amábile e os filhos assumiram as responsabilidades na sua ausência e desde cedo aprendendo a importância do trabalho árduo e da fé. Após o término da revolução, Abel retorna para casa e a união da família em torno do trabalho é forjada como o aço que manipulavam. A determinação e a competência no ofício garantiram a prosperidade do negócio, que muito contribuiu para o desenvolvimento da região pela oferta diferenciada aos agricultores de então.
1963: Seus filhos herdaram a arte aprimorada ao longo dos anos e, em 1963, transformaram a firma individual do pai na metalúrgica ABEL BALBINOT & FILHOS LTDA. Atentos às oportunidades de mercado, passaram a produzir peças para implementos agrícolas como enxadas rotativas e roçadeiras agrícolas, tornando-se referência nacional no segmento. Fornecendo peças originais e de atestada qualidade, conquistaram o reconhecimento das montadoras nacionais e multinacionais da época. A antiga “ferraria” artesanal transformara-se numa indústria de abrangência nacional, com demanda em larga escala de produção. Ao pai coube o empreendedorismo, a coragem e o espírito de trabalho. Aos filhos, couberam o dinamismo, a tecnologia dos processos e a expansão de mercado, consolidando a marca “AB-BALBINOT” como sinônimo de força e durabilidade.
1993: A razão social da empresa muda para BALBINOT INDÚSTRIA DE IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS LTDA e inclui, no seu mix de produtos, lâminas para roçadeiras costais, laterais e para cortadores de grama. Sua comercialização é estendida também para os países do MERCOSUL, colocando a disposição deste mercado uma vasta gama de produtos de atestado reconhecimento. A empresa inicia a conquista de mercados internacionais.
2000: Pela sua reconhecida qualidade e seriedade, conquista mercados exigentes como o Japão, para onde passa a exportar seus produtos. Nesse mesmo período, investe na ampliação da área de produção e implanta conceitos de sustentabilidade ambiental. Por se encontrar localizada às margens de um arroio, envolta por exuberante vegetação com quem sempre conviveu ao longo de sua história, assumiu o papel de preservar e manter o ecossistema a sua volta. Torna-se “Empresa Verde” no segmento de forjaria.
2012: Já sob a orientação da terceira geração da família, a empresa aprimora continuamente seu processo de crescimento e de infraestrutura tecnológica. Com equipamentos de última geração, atinge elevado grau de produtividade. Torna-se líder no segmento de lâminas e navalhas, com diferenciada qualidade e durabilidade de seus produtos. Nos seus mais de 200 itens de produção, você encontra o que há de mais moderno e avançado em peças forjadas e estampadas, resguardados os mesmos princípios e valores que, há quase 100 anos, permeiam este empreendimento de sucesso.