A Elekeiroz é uma empresa presente no Brasil na área Química há mais de um século.
A empresa foi fundada como Queiroz Moura & Cia. Ltda. em 1894 como um laboratório de manipulação de vegetais extratos à base de produtos, um de seus participantes foi o farmacêutico Luiz Pinto de Queiroz. Essa empresa tornou-se, em 1909, uma parceria legal associação - L. Queiroz e construído em São Paulo da planta de ácido sulfúrico primeiro na América Latina. O nome atual Elekeiroz SA foi originado de Sociedade Anônima Produtos Químicos L. Queiroz Corporation, situação da empresa anterior desde 1912.
Elekeiroz SA abriu seu capital para subscrição pública em 1969 e, em 1986, seu controle acionário foi realizado pela Itaúsa - Investimentos Itaú SA - holding que permanece como número 32 no ranking mundial, segundo a classificação da revista Fortune das 500 maiores empresas.
Elekeiroz foi pioneira, não só no Brasil, mas também na América Latina - no fabrico de vários produtos químicos como anidrido ftálico, bissulfeto de carbono, trimetilolpropano, 2-etil-hexanóico, bem como 2-etil-hexilo Álcool e n-butanol, usando uma tecnologia de base de álcool etílico derivado da cana-de-açúcar