Em 1903 chegou a Rio Grande o fundador TORQUATO RIBEIRO PONTES, pescador procedente de Portugal, iniciando aqui atividade pesqueira, incluindo a seguir a comercialização de frutas e cereais.
Em 1937 começou a operar uma fábrica de conservas de peixes, frutas e legumes.
Em 1954, sucedendo o fundador, assumiu a direção o filho ÉLIO RIBEIRO PONTES, passando à segunda geração a administração da empresa, transformada na sociedade anônima TORQUATO PONTES S/A. COMÉRCIO E INDÚSTRIA.
Com a atuação crescente nas vendas internas, mas visando a expansão para o mercado internacional, em 1961 realiza pioneiramente no Rio Grande do Sul o embarque de produtos do mar para o exterior.
Em 1965 é a primeira a exportar peixes e camarão para os Estados Unidos, seguindo-se a conquista de outros mercados.
Em 1970 foram desmembradas as atividades com a fundação da TORQUATO PONTES PESCADOS S/A. dotada de moderno estabelecimento industrial, dedicando-se com exclusividade à captura e industrialização de pescado e, juntamente com a sua associada, sob a mesma direção.
A partir de 1972 o neto TORQUATO RIBEIRO PONTES NETTO passou a integrar a diretoria, representando a terceira geração na administração das empresas.
Atualmente a planta total da indústria abrange a área de 11.803m2, dos quais 8.431m2 são construídos, possuindo uma capacidade de congelamento de 70t/dia e estocagem de 3.000t de produto.
No seu cais com 100m de extensão e profundidade de 6 a 8m, a empresa recebeu no ano de 2000, 1.070t de camarão e 7.998t de peixes, descarregados dos seus cinco barcos próprios, de barcos contratados e da pesca artesanal, matéria-prima esta que foi manipulada por cerca de 320 operários.
Complementando sua infra-estrutura, a empresa possui uma fábrica de gelo de 150t/dia e estoque de 300t, posto de abastecimento náutico e oficinas de reparos, as quais atendem as necessidades da frota fornecedora e têm capacidade ainda para suprir barcos de grande porte.
As atividades de comercialização dos produtos da TORQUATO PONTES PESCADOS S/A. que levam a marca Ideal compreendem:
o mercado brasileiro;
o Mercosul, principalmente Argentina e Uruguai;
a América do Norte, com vendas para os Estados Unidos;
o Mercado Europeu, destacando-se Itália, Portugal, Inglaterra, França, Espanha e Grécia;
o Oriente Médio, para Arábia Saudita e Israel;
o Extremo Oriente, exportando para China e Japão
No ano de 2000 a empresa totalizou suas exportações em 439t de camarão sem cabeça, 1.723t de peixe inteiro, 121t peixe eviscerado e 139t de filé de peixe.