SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Apex-Brasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
O ínicio da década foi marcada por uma grande revolução no mercado da moda íntima, visto que os produtos deste segmento deixaram de ser apenas utensílios de uso comum e se tornaram algo maior que não só representa a identidade das centenas de formas do corpo feminino como também o seu poder. Este mercado tem aberto cada vez mais sua visão com objetivo de alcançar todos os públicos existentes hoje, de forma que não é de se espantar a sua rápida recuperação acompanhada de uma grande expectativa de crescimento por parte de seus investidores.
Pequenos empreendedores que desejem expandir os seus negócios têm ótimas oportunidades no setor da moda íntima, já que é uma área com vários nichos. O mercado de lingerie consegue atender diversos públicos, haja vista a existência de uma série de modelos customizados, que atendem a diferentes gostos e bolsos.
De acordo com o IEMI, entre 2014 e 2017, as mulheres estão comprando menos lingerie, porém com maior frequência e gastando mais. E o principal grupo consumidor é a classe B e C, que corresponde a 62% da população e 70% do consumo de vestuário.
Diferente de outras áreas do mercado, o setor da moda íntima não será atingido pela crise brasileira. Neste ano, o mercado teve crescimento e retomou os níveis de produção pré-crise. Em 2019, a fabricação também prevê o alcance do maior índice dos últimos quatro anos.
O Brasil produz dois milhões de toneladas de moda íntima por ano, o que representa 2% de toda a produção mundial do setor, de acordo com o IEMI, sendo assim o quinto maior produtor têxtil do mundo, atrás de China, Índia, Estados Unidos e Paquistão, e o quarto maior produtor global em confecção.
Olhando para um mercado que movimenta nada menos que U$ 30 bilhões por ano, as empresas brasileiras deste segmento podem respirar aliviadas pois em um momento de crises financeiras constantes o mercado de moda íntima é um mundo de oportunidades e crescimento.