Tudo começou em uma tarde de 1977, quando um enxame de abelhas pousou em uma árvore na casa do Farmacêutico-Bioquímico Célio H.M. Silva.
Após frustradas tentativas de alojá-lo em uma caixa improvisada, restou somente a determinação de conhecer a biologia da abelha e os fundamentos da apicultura racional.
Ao passar dos anos, inicia-se então sua peregrinação na procura de novos conhecimentos sobre esta antiga e ao mesmo tempo atualíssima especialidade da medicina naturalista: a Apiterapia, ciência da proteção da saúde humana e cura das enfermidades com os produtos da colméia.
Participa de cursos e congresso na Argentina, Suíça, Israel, China e Eslovênia. De Pequim traz um livro sobre os usos terapêuticos da Geléia Real, Mel e Pólen e a autorização de seu ator, o cientista Dr. Shi Bolun, para ser traduzido e publicado no Brasil. Seu Lançamento é feito no X Congresso Brasileiro de Apicultura, realizado em Goiás em 1994.
Chega em 1992 e o momento de nascer uma empresa especializada no aproveitamento dos produtos apícolas tanto na área de cosmiatria, como na área de apiterapia. Associado à sua esposa farmacêutica Valda Maria e à um outro casal também bioquímicos farmacêuticos Niraldo Paulino e sua esposa Amarílis, funda a APIS NATIVA PRODUTOS NATURAIS IND E COM LTDA, cujo atual nome fantasia é Prodapys.
A produção industrial é iniciada em laboratórios. Todo lucro é investido na aquisição de novos equipamentos e na pesquisa de novos produtos. Periodicamente, os técnicos da empresa participam de cursos, simpósios e palestras sobre cosmiatria, e avanços em cosmetologia e apiterapia, mantendo-se sempre atualizados.
Em 1996 a empresa financia uma pesquisa científica inédita sobre a ação broncodilatadora, analgésica e ansiolítica da Própolis. Esta pesquisa serve de base para o registro de produtos junto ao Ministério da Saúde.
A Confederação Brasileira de Apicultura, em 1996 conferiu a Empresa o diploma de Honra ao Mérito, pela dedicação e serviços prestados ao associativismo apícola brasileiro.
Em 1997 é o ano da grande virada, um laboratório de 510 metros quadrados é projetado e inicia-se sua construção com recursos próprios.
No ano seguinte entra em funcionamento um dos mais modernos laboratórios de produtos apiderivados. Aos fundos da nova sede, foram plantados uma grande variedade de árvores nativas.
Este futuro bosque tenta mostrar a consciência ecológica da Prodapys e servirá, também, como forma de incentivo à preservação da natureza. Neste ano de 1997 a Empresa ganhou o Prêmio Talentos Empreendedores do Serviço Brasileiro de apoio as Micro e Pequenas Empresas.
Em 2001 surge a APIS NATIVA AGROINDUSTRIAL EXPORTADORA LTDA tendo como atividade a comercialização e exportação de produtos apícolas e derivados, sendo que no dia 26 de dezembro deste ano foi exportado o 1° container, tendo como destino a Europa.
O diretor da Empresa Tarciano Santos da Silva foi um dos sócios fundadores da Associação Brasileira de Exportadores de Mel (ABEMEL), em 2003 permanecendo como secretário até o ano de 2005.
Em 2003, o Sr. Tarciano foi palestrante com o tema “ Exportação de mel do Brasil” no Encontro da European Federation of Honey Packers and Distribuitors, realizado durante APIMONDIA na Eslovênia.
A empresa inaugura uma filial no Piauí em 2004 e inicia o Projeto Orgânico com a certificadora BCS na região Sul do Brasil.
No ano seguinte, a Prodapys expandiu o Projeto Orgânico para o Piauí, agora com a Certificadora IMO.
Neste ano de 2005 foram ampliadas as instalações da Apis Nativa, construindo uma moderna planta de processamento de mel com capacidade de homogeneização de 7.500 toneladas de mel por ano.
No Congresso da International Federation of Beekeeper’s Associations (APIMONDIA), realizada em 2005 na Irlanda do Norte, o Diretor da Prodapys ministrou uma palestra sobre: The Impact of the Oscillation at Honey Market in the Brazilian Beekeeping”.
Em março de 2006 ocorreu o embargo pela União Européia às exportações de mel provenientes do Brasil, pois o Governo brasileiro não apresentou um plano de controle de resíduos.
A Prodapys, em razão do ocorrido, convidou o Dr. Raezke, proprietário do conceituado Laboratório Aplicca, situado na Alemanha, para participar de um Workshop no Congresso Brasileiro de Apicultura com as autoridades Brasileiras para viabilizar ações a fim de cumprir as exigências da Comunidade Européia.
Sempre engajado em trazer melhorias para o setor Apícola, a Prodapys representada pelo seu Diretor, tornou-se participante ativo, também representando a ABEMEL nas reuniões da Câmara Setorial Apícola desde sua criação em 2006.
No Congresso da APIMONDIA em 2007, a Prodapys viu seus esforços reconhecidos com a classificação de “melhor mel do mundo” ao receber dois prêmios, (1) o primeiro lugar na class dark honey e (2) o segundo lugar na class White beescax.
Também no ano de 2007, foi criado mais um grupo de apicultores orgânicos na região Sul com a certificadora OIA.
2008 foi um ano importante para Prodapys.
No mês de março aconteceu o fim do embargo ao mel Brasileiro pela União Européia e em maio deste mesmo ano a empresa foi a primeira a obter a permissão para exportar novamente para Europa.
Esta permissão foi possível pois a Empresa já havia implementado o sistema de controle de qualidade HACCP e a instalação do programa PAS (Programa de Alimentos Seguros) nos apicultores .
A Prodapys, ao se firmar como Empresa Modelo por sua gestão em segurança de alimentos, foi destaque nos meios de comunicações, tendo seu trabalho reconhecido pela mídia local e nacional.
O trabalho realizado pela Empresa Prodapys, foi capa da revista Globo Rural de dezembro/2008.
No dia 1 de outubro de 2008 a Rede Globo, através do programa Globo Rural, transmitiu a matéria realizada na Empresa Prodapys.
Ainda neste ano de 2008, deu-se início na construção das novas instalações do Entreposto no Piauí.
A Prodapys finalizou o ano de 2008 como líder no ranking brasileiro da exportação de mel.
Isso é resultado do trabalho contínuo da Prodapys com seus fornecedores, colaboradores e clientes, priorizando sempre a qualidade e segurança do mel.
Atualmente a Empresa Prodapys, possui mais de mil apicultores/fornecedores de mel de diferentes regiões do Brasil, sendo que 200 apicultores fazem parte do Projeto Orgânico, um dos maiores projetos de produção de mel orgânico em todo mundo.